A produção global de veículos da Subaru despencou 29,2%
A produção global das montadoras japonesas, incluindo a Honda Motor, caiu 4,51% em janeiro, em comparação ao mesmo mês de 2020, uma vez que uma escassez generalizada de chips forçou a indústria a fabricar menos veículos.As sete maiores montadoras do país, incluindo Toyota Motor e Nissan Motor, produziram 2,12 milhões de veículos no mês passado, de acordo com cálculos da Reuters com base em dados de produção divulgados pelas empresas nesta quinta-feira (25).
Em dezembro, a produção teve um salto de 24%.
A indústria automobilística global luta contra a escassez de chips desde o final do ano passado, com as sanções do ex-presidente norte-americano Donald Trump às fábricas de chips chinesas agravando o problema.
No mês passado, a produção global de veículos da Honda e da Subaru caiu 8,8% e 29,2%, respectivamente, principalmente devido à escassez de semicondutores.
A produção global da Nissan Motor, por outro lado, aumentou 2,4% em janeiro em relação ao ano anterior.
Honda e Nissan, a segunda e a terceira maiores montadoras do Japão, anunciaram este mês que venderão 250 mil carros a menos no atual ano fiscal, que termina em março.
As montadoras Suzuki Motor, Mazda Motor e Mitsubishi Motors também viram a produção global cair em janeiro. Mas elas disseram que não houve nenhum impacto da escassez de chips.
A Toyota Motor, que anunciou no início deste mês ter um estoque de chips de até quatro meses, registrou um aumento de 1,9% na produção global, seu quinto mês consecutivo de ganhos.
Fonte: Alternativa com Reuters