A empresa espera envolver no plano duas fábricas em uma mesma cidade
A Toyota Motor Corp. está considerando operar duas de suas unidades no Japão 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos, para dar conta da produção de baterias de veículos elétricos, informou o Yomiuri.Geralmente as fábricas da Toyota não funcionam tarde da noite, de manhã cedo ou em feriados, mas a medida excepcional está sendo ponderada em antecipação a uma maior demanda por veículos elétricos.
A empresa explica que para fabricar baterias automotivas é preciso tempo para ligar e parar o maquinário, sendo que qualquer interrupção no meio desse processo pode levar a mais defeitos.
A operação precisa ser contínua e é vista como essencial para baterias de qualidade, que são um componente central dos veículos elétricos (VEs).
A Toyota considera envolver nesse plano a fábrica Miyochi e sua unidade Shimoyama, ambas na cidade de Miyoshi, na província de Aichi.
As duas as fábricas estão programadas para iniciar a produção de baterias até 2026, e as discussões com os sindicatos já começaram.
A Toyota deve seguir o exemplo de outros fabricantes de baterias automotivas, que implementaram operações 24 horas.
A empresa informou que busca aumentar as vendas globais de veículos elétricos para cerca de 3,5 milhões de unidades até 2030, ou cerca de 140 vezes o número atual.
No ano passado, a Toyota anunciou o investimento de até 730 bilhões de ienes na fabricação de baterias no Japão e nos Estados Unidos.
Nos EUA, a empresa está construindo uma nova fábrica na Carolina do Norte em colaboração com a Toyota Tsusho Corp.
Fonte: Alternativa