A confiança empresarial para o próximo ano também permanece forte, com o subíndice atingindo um recorde
A atividade de serviços do Japão cresceu a um ritmo recorde em abril, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta segunda-feira (8), ajudada por um aumento nos gastos do consumidor após o fim das restrições da pandemia de COVID-19.O índice de gerentes de compras (PMI) do Jibun Bank Japan Services final subiu para 55,4, com ajuste sazonal, no mês passado, ante 55,0 em março.
Também foi maior do que a leitura instantânea de 54,9 e bem acima da marca de 50 que separa expansão de contração pelo sétimo mês consecutivo.
“Fortes aumentos nos gastos com viagens, lazer e turismo sustentaram mais um mês de rápida recuperação para a economia japonesa, à medida que o impacto da COVID-19 continuou a diminuir”, disse Tim Moore, diretor de economia da S&P Global Market Intelligence.
"Também houve muitos relatórios citando um aumento nas vendas com a recuperação das chegadas de turistas internacionais e a subsequente melhora nos novos negócios do exterior", disse ele.
O Japão encerrou as medidas estritas de controle de fronteira relacionadas à COVID, que exigiam certificados de vacinação ou testes negativos no sábado, na esperança de aliviar o congestionamento nos aeroportos antes do início do feriado de uma semana.
O governo também decidiu reclassificar a COVID-19 no mesmo nível da gripe sazonal.
Os visitantes do Japão aumentaram para 1,82 milhão em março, o maior desde a pandemia de COVID-19.
As novas encomendas cresceram no ritmo mais rápido já registrado, mostrou a pesquisa, citando um forte retorno dos gastos com viagens e turismo.
A confiança empresarial para o próximo ano também permanece forte, com o subíndice atingindo um recorde.
"Cerca de quatro vezes mais provedores de serviços esperam um aumento na atividade do que aqueles que preveem um declínio", disse Moore.
O subíndice de emprego expandiu pelo terceiro mês e no ritmo mais rápido em quatro anos, ajudado por demanda e confiança mais fortes.
O PMI composto, que combina os números de manufatura e serviços, cresceu no ritmo mais rápido desde junho de 2022. O índice permaneceu inalterado em abril em relação aos 52,9 do mês anterior, ficando acima da marca de equilíbrio de 50 por quatro meses consecutivos.
Fonte: Alternativa com Reuters