Foi o primeiro aumento em três anos
O número de falências corporativas no Japão em 2022 cresceu 6,6% em relação ao ano anterior, chegando a 6.428. Foi o primeiro aumento em três anos, informou a empresa de pesquisa de crédito Tokyo Shoko Research Ltd. A notícia foi divulgada pela Jiji Press neste domingo (15).Já o passivo total deixado pelas empresas falidas aumentou 2,6%, alcançando os ¥ 2,33 trilhões. Foi o primeiro aumento em cinco anos, impulsionado pela falência da fabricante de autopeças Marelli Holdings Co., disse empresa. Os dados cobrem dívidas a partir de ¥ 10 milhões.
O número de empresas que faliram devido ao aumento dos preços cresceu 130%, para 320, disse a Teikoku Databank Ltd., outra empresa de pesquisa de crédito.
As empresas têm lutado com o reembolso dos empréstimos feitos em razão da pandemia do coronavírus, bem como com o aumento dos preços das matérias-primas.
O número de quebras de negócios impulsionadas pela inflação disparou entre 160% e 300%. Foram 70 no setor de construção, 64 no setor de transporte e 34 no setor de varejo.
Por fim, um número crescente de pequenas e médias empresas tem enfrentado dificuldades para repassar integralmente os custos mais altos aos clientes.
Fonte: Alternativa