terça-feira, 13 de dezembro de 2022

IBM produzirá chips avançados em parceria com empresa no Japão

A nova fábrica será no Japão, mas as empresas ainda não anunciaram a localização exata

IBM Japão
A IBM Corp. informou nesta terça-feira (13) que está se associando à Rapidus, uma recém-criada fabricante de chips apoiada pelo governo japonês, para ajudá-la a fabricar os chips mais avançados atualmente disponíveis.

O anúncio ocorre no momento em que as relações EUA-China permanecem tensas, especialmente em relação aos chips, e Washington recentemente restringiu o acesso de Pequim à tecnologia avançada de semicondutores. 

O Japão, que há muito perdeu a liderança na fabricação de chips, agora está correndo para recuperar o atraso e garantir que suas montadoras e empresas de tecnologia da informação não fiquem sem o componente-chave.

No mês passado, o Japão anunciou que investirá 70 bilhões de ienes (US$ 500 milhões) na Rapidus, um empreendimento liderado por empresas de tecnologia como Sony Group Corp e NEC Corp. de dólares para construir, fontes dizem que mais investimentos estão a caminho.

O diretor de pesquisa da International Business Machines Corp, Dario Gil, disse que as duas empresas trabalharão juntas para fabricar os chamados chips de 2 nanômetros da IBM, revelados no ano passado.

Um "nanômetro", ou um bilionésimo de metro, na indústria de chips agora se refere a uma tecnologia específica, e não à medida. Em geral, quanto menor o número que precede a palavra "nanômetro", mais avançado é o chip.

Questionado sobre se o Japão poderia avançar para a fabricação de tecnologia tão avançada quando sua fábrica mais avançada hoje produz um chip de 40 nanômetros, Gil disse: “Não é como se você estivesse começando do zero”.

“O Japão já tem enormes pontos fortes na indústria de semicondutores e, do ponto de vista de materiais e equipamentos, é líder global nesse espaço”, disse ele à Reuters antes do anúncio. “A expertise científica e de engenharia que existe no Japão e essa rede de fornecedores e parceiros ao redor é muito rica e forte.”

A IBM disse que, como parte do acordo, os cientistas e engenheiros da Rapidus trabalharão ao lado da IBM Japão e dos pesquisadores da IBM no Albany NanoTech Complex, no estado de Nova York.

A nova fábrica será no Japão, mas as empresas ainda não anunciaram a localização exata.
Fonte: Alternativa com Reuters

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário