A empresa informou que equipamentos foram danificados e está analisando o impacto na produção
O grupo Toshiba Corp. anunciou nesta segunda-feira (24) a suspensão das operações de uma unidade de pesquisa e desenvolvimento de chips usados em automóveis e máquinas industriais na província de Oita, após o forte terremoto que atingiu a região no fim de semana.Alguns equipamentos foram danificados e está analisando impacto na produção, segundo nota distribuída pela Toshiba.
A fábrica produz chips de sistema LSI, cerca de 60% dos quais são vendidos para montadoras e fabricantes de máquinas industriais, disse um porta-voz da Toshiba Electronic Devices & Storage Corp.
A Toshiba ainda não sabe quando poderá reiniciar a produção e provavelmente fornecerá uma atualização na terça-feira (25), acrescentou.
A empresa também fabrica chips de sistema LSI em uma fábrica no norte do Japão, com outros produtores domésticos, como a Renesas Electronics, também construindo os dispositivos.
Tremor
O terremoto de magnitude 6,6 sacudiu o sudoeste do Japão na manhã de sábado (22), ferindo 13 pessoas, disseram as autoridades e a mídia local.
Nenhum alerta de tsunami foi emitido depois que o terremoto atingiu um epicentro a 45 km (30 milhas) de profundidade na costa de Kyushu, a mais meridional das quatro principais ilhas do Japão, disse a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O terremoto causou tremores nas províncias de Oita e Miyazaki, que mediram 5+ na escala de intensidade sísmica do Japão, que tem um máximo de 7, disse a agência.
Nas regiões próximas 13 pessoas ficaram feridas, duas delas - na faixa dos 80 anos - gravemente, informou o jornal Yomiuri, citando autoridades locais.
Vários relatos de danos a edifícios, tubulações de água e estradas foram confirmados, disse a emissora pública NHK.
Fonte: Alternativa com Reuters