Mas a fabricante deverá atingir o mesmo nível de produção de antes do incêndio só no final de junho
No dia 19 de abril a Renesas Electronics Corp. retomará a produção de chips em sua fábrica em Hitachinaka, na província de Ibaraki, a qual sofreu um incêndio no mês passado, informou o jornal The Asahi na sexta-feira (9), citando fonte ligada ao assunto.A paralisação da produção causou uma grande interrupção no fornecimento de semicondutores para montadoras em todo o mundo, já atingidas por uma escassez de chips devido à pandemia do coronavírus.
A produção, porém, voltará aos níveis anteriores ao sinistro somente no final de junho.
Mais de 60% dos produtos atingidos pelo sinistro são semicondutores usados em automóveis, o que afetou a produção doméstica no Japão e no exterior.
E sabe-se que mais de 1.000 pessoas trabalham diariamente na recuperação da fábrica, segundo a Reuters.
A Renesas instalará novos equipamentos nesta unidade, mas alguns não poderão ser adquiridos até maio ou depois, segundo as fontes.
Ao mesmo tempo, a Renesas tenta compensar a perda de capacidade produtiva com suas fábricas em Saijo, na província de Ehime, e outra unidade em Taiwan, para minimizar o impacto do incêndio.
Analistas estimam que a paralisação da fábrica causará uma redução de até 2,4 milhões de unidades na produção das montadoras japonesas.
Fonte: Alternativa