O governo enviou um comunicado a todos os setores trabalhistas para que apliquem medidas de segurança
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social do Japão divulgou nesta terça-feira que 437 pessoas morreram em acidentes de trabalho no primeiro semestre deste ano, um aumento de 19,4 por cento em relação ao mesmo período de 2013.
Este foi o maior crescimento registrado nos últimos cinco anos, informou o governo.
Segundo o jornal Mainichi, o aumento pode estar vinculado à falta de mão-de-obra em alguns setores, fazendo com que os trabalhadores enfrentem longas jornadas e percam a concentração, ou então pela contratação de pessoas sem experiência por parte das empresas.
O setor de transporte foi o que mais registrou mortes no primeiro semestre, totalizando 55, um aumento de 61,8 por cento em relação ao ano passado. Acidentes fatais também ocorreram nos setores de construção e produção.
Já o número de pessoas feridas em acidentes de trabalho chegou a 47.288 no primeiro semestre, um aumento de 3,6 por cento em comparação ao mesmo período de 2013.
O Ministério do Trabalho enviou um comunicado a todos os setores trabalhistas para que apliquem as medidas de segurança de forma mais intensiva e orientem melhor os novos funcionários sobre os cuidados na função que desempenham.
Fonte: Alternativa