O plano inclui ajuda financeira para instalação de fábricas e desenvolvimento de chips com outros países
O pacote de estímulo econômico do Japão apresentará um plano para fortalecer urgentemente a indústria de chips, enquanto o governo também formulará uma estratégia para a produção de baterias “verdes”, disse o ministro do Comércio Koichi Hagiuda na segunda-feira (15).Hagiuda revelou o plano dias antes de o primeiro-ministro Fumio Kishida anunciar um pacote de estímulo no valor de "várias dezenas de trilhões de ienes" para aliviar as consequências da pandemia Covid-19 e reaquecer a economia.
O plano seguiu-se a um anúncio feito pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) na semana passada sobre a construção planejada de uma fábrica de chips de US$ 7 bilhões no Japão com a Sony Group, um movimento bem recebido pelo governo japonês.
O setor de fabricação de chips do Japão, que já foi o primeiro setor do mundo na década de 1980, tem lutado para manter sua vantagem competitiva, mas entrou em declínio constante nas últimas três décadas, à medida que rivais regionais avançaram, como é o caso dos fabricantes taiwaneses.
"Uma das principais causas das três décadas perdidas foi a falta de investimento digital", disse Hagiuda em uma reunião em seu ministério.
"Muitos dos problemas que o Japão enfrenta poderiam ser resolvidos com o uso da tecnologia digital ... A chave para o crescimento pós-corona é revitalizar o investimento digital mais amplo em todo o país."
Hagiuda disse que o governo está considerando medidas para encorajar o estabelecimento de locais de produção em larga escala para baterias de armazenamento, que ele disse serem a chave para atingir metas verdes e digitais.
O Japão quer que a TSMC, fabricante mundial de chips, construa fábricas para fornecer chips às montadoras e fabricantes de dispositivos eletrônicos do Japão, visto que o atrito comercial entre os Estados Unidos e a China pode prejudicar as cadeias de fornecimento e aumentar a demanda pelo componente-chave.
O Japão promoverá bases de produção de semicondutores, vacinas contra a Covid-19 e medicamentos como parte de um plano de estímulo, que exige que o governo e o banco central compartilhem um forte senso de urgência, mantendo uma combinação apropriada de políticas monetárias e fiscais, um esboço visto pela agência de notícias Reuters.
A NHK publicou que o plano do governo com relação aos chips tem três estágios. No primeiro pretende atrair fabricantes de chips ao Japão através do fornecimento de ajuda financeira.
O segundo e terceiro estágios do plano incluem um trabalho do Japão com os Estados Unidos e outras nações em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de chips mais avançados.
Fonte: Alternativa com Reuters