A companhia informou que manterá a produção de outros componentes na fábrica de Shimane
A companhia japonesa de eletrônicos Panasonic informou que encerrará a fabricação de células solares até o final do ano fiscal de 2021 como forma de conter as perdas que vem sofrendo, segundo a NHK.As células solares, semicondutores que convertem luz em eletricidade que compõem os painéis de energia solar, são produzidas em uma fábrica na província de Shimane, no oeste do Japão, e também na Malásia.
Na verdade a Panasonic herdou toda tecnologia quando adquiriu a Sanyo Electric em 2011, em termos de pesquisa, desenvolvimento e produção das células solares.
Com o crescimento do mercado de energia renovável, a Panasonic expandiu sua produção e se tornou uma das principais do setor.
Mas para a Panasonic tem sido difícil concorrer com fabricantes chinesas que oferecem o mesmo produto a baixo custo desde 2016, acumulando prejuízos desde então.
No ano passado a Panasonic encerrou a produção junto à fabricante de carros elétricos Tesla.
A companhia japonesa informou ainda que continuará vendendo painéis solares, mas com componentes de outras fabricantes.
Informou ainda que manterá os níveis de emprego em sua fábrica na província de Shimane, onde outros dispositivos relacionados à geração de energia solar serão produzidos.
Fonte: Alternativa