As maiores montadoras automotivas japonesas estão juntas por um ideal
As fabricantes do Japão anunciaram a criação de uma associação chamada de Research Association of Automotive Internal Combustion Engines.
As fabricantes Honda, Daihatsu, Mitsubishi, Mazda, Subaru, Nissan e Toyota irão financiar a pesquisa de novas tecnologias que diminuam o consumo de combustível em motores movidos a gasolina e diesel em 30% até 2020. Essa uma grande notícia para os consumidores, governantes e especialmente para o meio ambiente. Por um mundo cada vez menos dependente de combustíveis fósseis, a redução no consumo do principal meio de transporte do mundo pode significar menores importações de países exportadores de petróleo e que, por isso, causam dependência política e econômica a seus clientes.
O orçamento do novo laboratório é de quase US$ 20 milhões, com metade sendo financiada pelas montadoras e a outra pelo governo japonês. A ideia da associação é compartilhar as pesquisas e os resultados obtidos com a intenção de encontrar uma nova tecnologia que possa ser produzida e inserida nos automóveis que virão.
A meta de reduzir em 30% o consumo de combustível dos propulsores é apenas um dos passos da associação. O que atraiu o governo japonês para esse projeto foi o objetivo de melhorar a eficiência térmica dos motores em 50% no prazo de 10 anos. Hoje, os motores a gasolina têm eficiência de 29%, enquanto que os diesel, 42%.
Fonte: IPC Digital