O Ministério de Finanças do Japão afirmou hoje que a economia do país continua se recuperando, apesar da queda no consumo após o primeiro grande aumento de impostos em 17 anos.
"A recuperação econômica continua", disse o ministério, em seu relatório trimestral que resume as visões de seus 11 distritos regionais.
Essa foi a primeira vez em cinco trimestres que o governo não elevou sua avaliação econômica, que continuou a mesma em relação ao relatório divulgado sobre o último trimestre do ano passado.
O relatório atual se refere ao primeiro trimestre deste ano e também às duas primeiras semanas de abril, em um esforço para avaliar o impacto no consumo do aumento do imposto sobre vendas, que entrou em vigor no início deste mês.
Segundo o governo, a produção diminuiu após o aumento de imposto, o que provocou uma queda na demanda doméstica. Também foi reportada uma desaceleração nas vendas do varejo.
Economistas estimam, em média, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão tenha crescido 4,6% no primeiro trimestre, de 0,7% nos três meses anterior, mas preveem uma contração de 4,0% no segundo trimestre. Os dados do PIB de janeiro a março serão divulgados em 15 de maio.
Fonte: Estadão com Dow Jones Newswires.