segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Seguro contra acidentes de trabalho será tema de consultas em Aichi

O evento, chamado de Gaikokujin Hotline, esclarecerá o funcionamento do Rosai Hoken
O Centro de Saúde e Segurança Ocupacional de Nagoya (Nagoya Roosai Shokugyoobyoo Kenkyuukai) realiza no dia 24, das 11h às 16h, um plantão de consultas gratuito para estrangeiros. O evento chamado de Gaikokujin Hotline esclarecerá o funcionamento do Seguro Contra Acidentes de Trabalho (Roosai Hoken). Haverá intérpretes, inclusive de português e espanhol.
O representante do centro, Hiroatsu Narita, conta que, num país com tecnologia avançada como o Japão, os acidentes ocorrem com frequência devido ao não cumprimento das normas de segurança de trabalho pelas empresas. “Há uma deficiência de informações sobre regras de uso de máquinas perigosas, principalmente aos estrangeiros, os mais vulneráveis”, analisa.
Diferentemente dos outros tipos de seguro, como o Shakai Hoken, no Seguro Contra Acidentes de Trabalho não é o trabalhador quem se cadastra, mas sim a empresa. Se a companhia possui mais de um funcionário, obrigatoriamente, precisará fazer o registro no seguro. Os funcionários não precisam arcar com a taxa, pois ela é paga na sua totalidade pelo empregador. Os trâmites para solicitação do pagamento dos benefícios são feitos pelo próprio trabalhador ou, em casos mais extremos, pela empresa ou familiares, devendo-se apresentar o requerimento no Escritório de Inspeção de Normas Trabalhistas da jurisdição onde trabalha. Há necessidade de comprovar a situação empregatícia e de um atestado médico.
De acordo com Narita, se o requerente for indenizado através deste seguro (kyuugyoo hoshoo), é possível receber o pagamento no exterior. O mesmo vale para o auxílio por invalidez (shoogai hoshoo) a aposentadoria por invalidez (shoogai nenkin ). No entanto, Narita adverte: “A averiguação por parte do escritório é burocrática e se torna mais demorada se a empresa não cooperar.”
Data: dia 24. Horário: 11h às 16h.
Haverá consultas gratuitas sobre acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Haverá interprétes, inclusive de português e espanhol.
Telefone: (052) 837-7420 (em japonês).
Endereço: Centro de Saúde e Segurança Ocupacional de Nagoya – Nagoya Roosai Shokugyoobyoo Kenkyuukai (Nagoya-shi Showa-ku Yamate-dori 5-33-1).
Email: roushokuken@oregano.ocn.ne.jp
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário