terça-feira, 12 de outubro de 2010

Nikkeis fundam a Nikkei Youth Network

Entidade quer representar e incentivar jovens nikkeis em todo mundo
Uma nova ONG que pretende organizar os jovens nikkeis e redefinir o conceito de nikkei começou a funcionar em junho no Japão com o nome de Nikkei Youth Network (NYN). Um brasileiro, um peruano, um chileno, um espanhol e uma alemã estão dirigindo a entidade.
O NYN começou a funcionar com a ajuda da "The Nippon Foundation" e será aberta no dia 16 com um encontro que reunirá em Tokyo dez jovens nikkeis vindos da Argentina, Peru, Brasil, México, El Salvador e EUA.
A entidade foi fundada pelo brasileiro, Igor Inocima, e pelo chileno, Akira Uchimura. Os dois chegaram a conclusão de que a melhor maneira de difundir a história dos antepassados é através dos jovens nikkeis. "Os jovens são os inovadores da realidade com novas ideias, paixão e força de vontade. Através desse poder e com ajuda da coletividade podemos vencer os desafios que, talvez, não possamos realizar individualmente", disse Uchimura.
O brasileiro Igor, gerente de comunicações da instituição, disse que quer "criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal dos jovens de todo o mundo e trabalhar pelo êxito dos próximos 100 anos da história nikkei".
Segundo as estatísticas da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, existem cerca de 1,5 milhão de nikkeis entre 18 e 40 anos de idade.
O NYN não é a primeira instituição que nasce com o objetivo de converter-se em uma rede que reúne os nikkeis no mundo, mas foi a primeira que propôs uma das mais interessantes redefinições do conceito de nikkei: "Nikkei é a pessoa que aceita a cultura japonesa como parte de sua identidade". O conceito amplia a identidade nikkei para os que não são descendentes de japoneses.
A proposta para transformar esse projeto em realidade foi apresentada ao presidente da Fundação Japão (The Nippon Foundation), Yohei Sasakawa, em março e recebeu aprovação quase imediata.
O primeiro passo para tornar a NYN conhecida será o "NYN Summit", uma reunião que acontece em Tokyo e que reunirá jovens nikkeis para discutir projetos e ideias, debater, premiar projetos inovadores e promover a performance de artistas nikkeis. Entre os participantes estão uma atriz argentina, um acupunturista peruano, um empresário el-salvadorenho e uma modelo e um crítico de cinema norte-americanos.
Um outro projeto que a ONG iniciará é o oferecimento de espaços na web para que qualquer pessoa possa abrir um site sobre cultura japonesa.
A "The Nippon Foundation" foi criada em 1962 como uma organização filantrópica com atividades no Japão e no exterior. No início, o objetivo era promover o desenvolvimento dentro do Japão com ênfase na área naval. Depois as atividades se estenderam para a área de educação, bem-estar social e saúde pública, alcançando mais de 100 países. A partir de 1974, começou a ajudar as comunidades nikkeis no Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Peru, Filipinas e EUA, financiando programas que somam, até o momento, US$ 37 milhões.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário