sábado, 9 de outubro de 2010

Parceria com o Rotary rende 330 kg de arroz para brasileiros

Iniciativa serviu como medida de alívio à crise econômica, além de promover convívio entre japoneses e brasileiros
Dez brasileiros de Kani (Gifu) receberam, no dia 18, 330 quilos de arroz da associação Rotary Club da cidade por terem participado de um projeto de plantio com a entidade em parceria com a Sema (Associação Sete Mares) e a indústria Kobayashi. A previsão é que em 2011 a atividade aconteça novamente e tenha mais participantes.
Conforme o presidente do Rotary Club de Kani, Kazuto Umeda, a entidade, que realiza ajuda internacional principalm ente no continente africano, decidiu desta vez focar a comunidade local devido ao problemas enfrentados pelos estrangeiros diante da crise econômica. “Ouvimos falar sobre as suas dificuldades e gostaríamos de ajudar de alguma forma. Então, começamos a desenvolver esse projeto de produção de arroz”, explica.
A indústria Kobayashi Koogyo, que já realizava atividades com jovens japoneses ensinando o plantio em terrenos desocupados como forma de resgatar e manter essa cultura, se encarregou da parte técnica. Cada participante recebeu gratuitamente botas, luvas e todos os outros materiais necessários para a tarefa.
Nos oito dias de atividades, ao longo do ano eles aprenderam a plantar as sementes, anusear as ferramentas e colher manualmente, além de podar o mato, tarefa necessária diversas vezes durante o cultivo devido ao crescimento contínuo de ervas daninhas. De forma unânime, todos optaram pela produção natural sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
Para Fabiana Sato, 33, o projeto foi enriquecedor por proporcionar oportunidades de intercâmbio cultural com os colegas de trabalho japoneses. “Foi bom ver o quanto eles são detalhistas e se preocupam minuciosamente com todas as fases e a maneira correta de manusear os equipamentos para não se machucarem”, afirma a brasileira, que agora experimenta a sensação de comer o arroz produzido por ela mesma. “E o melhor: 100% natural”, acrescenta.
Já Mitsue Kajikawa Hosoda, 55, participou como forma de agradecimento pelas três doações recebidas no início do ano. “Recebi 30 quilos justamente quando fiquei desempregada. Assim, quando soube do voluntariado, logo me inscrevi”, recorda.
Hélio Sumiyoshi, presidente da Sema, acredita que a aproximação entre a comunidade japonesa e estrangeira na cidade gerada pelo projeto é mais um incentivo para dar continuidade ao trabalho de integração dos brasileiros na sociedade. “É mais uma conquista. Pode não parecer, mas os brasileiros ganham muito com isso em todos os aspectos”, salientou.
A entrega dos 11 sacos de arroz, cada um com 30 quilos, foi feita num almoço de confraternização entre membros do Rotary Club e brasileiros da cidade. Umeda se disse satisfeito pelos resultados obtidos e pelo clima a amitoso criado em torno do trabalho voluntário. Por isso espera dar continuidade ao projeto em 2011 e possivelmente ampliá-lo. “Até essa iniciativa, não havíamos tido oportunidade de intercâmbio com os brasileiros, mas, desta vez, pudemos realizar um trabalho juntos. Somos de culturas diferentes, mas moramos na mesma região e tivemos essa chance de compartilhar uma experiência com quem não conhecíamos. Isso é algo maravilhoso. Esperamos pelos próximos encontros”, finalizou.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário