quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Itamaraty tem página na internet para dar assistência a brasileiros no exterior

O Ministério das Relações Exteriores mantém um site na internet voltado especialmente para as comunidades brasileiras em outros países: no "Brasileiros no Mundo" é possível obter informações sobre estimativas populacionais dessas comunidades, imprensa e mídia brasileira no exterior, associações de brasileiros em países estrangeiros, dados consulares, serviços de orientação jurídica, assistência psicológica e auxílio a presos, entre outros. Também estão listadas as organizações no Brasil que lidam com as questões relacionadas ao emigrante.
O site "Brasileiros no Mundo" informa também que já estão abertas as inscrições para pré-candidatos que queiram integrar o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE). Essa entidade será composta por 16 brasileiros radicados em outros países que serão eleitos por votação eletrônica; cada conselheiro terá um suplente. Os eleitos terão o papel de manter a interlocução entre os brasileiros que vivem fora do país e o governo brasileiro. Os eleitores serão os próprios brasileiros que vivem em países estrangeiros.
O CRBE será uma organização permanente e sua composição será renovada periodicamente. De acordo com o projeto de regimento interno do CRBE (que ainda está sendo aperfeiçoado pelo Itamaraty a partir de sugestões dos segmentos sociais interessados), a entidade terá a finalidade de assessorar o Ministério das Relações Exteriores na discussão de temas relevantes para as comunidades brasileiras no exterior, oferecer subsídios para a formulação das políticas públicas que beneficiem essas comunidades e sugerir medidas para o contínuo aperfeiçoamento do serviço consular prestado pelo Itamaraty.
O conselho atuará também encaminhando demandas e reivindicações "de interesse geral de brasileiros radicados no exterior". Os conselheiros eleitos serão empossados em dezembro deste ano, durante a 3ª Conferência Brasileiros no Mundo, no Rio de Janeiro.

Eleições 2010
O site "Brasileiros no Mundo" apresenta também informações sobre as eleições presidenciais brasileiras de 2010. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, existem atualmente mais de 200 mil brasileiros que vivem em outros países aptos a votar para presidente da República neste ano, número bem maior que o das eleições de 2006 (86 mil). Serão 119 repartições consulares brasileiras envolvidas no pleito, com seções eleitorais em 126 cidades espalhadas pelo planeta.
Entre as cidades com maior número de eleitores, segundo o MRE, estão Boston, Houston, Lisboa, Londres, Miami, Milão, Nagoya, Nova York, Porto, e Zurique, todos com mais de cinco mil eleitores brasileiros cadastrados. A organização das eleições presidenciais no exterior é desenvolvida conjuntamente pela Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores, pelas repartições diplomáticas e consulares brasileiras no exterior e pela Zona Eleitoral Exterior, vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral do DF.
Fonte: Agência Senado
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário