quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cresce confiança das empresas na economia, diz BOJ

No entanto, previsão para o final do ano preocupa os investidores
A confiança das grandes empresas japonesas na economia melhorou no terceiro trimestre do ano impulsionada pela alta das exportações, informou na quarta-feira (29) o Banco do Japão (BOJ).
O relatório Tankan sobre a conjuntura econômica japonesa, divulgado de três em três meses pelo BOJ, situou em oito pontos a confiança das empresas na economia japonesa ou sete pontos a mais que o trimestre anterior, marcando o terceiro mês consecutivo de alta.
O dado ficou acima das previsões dos analistas que apontavam que o indicador ficaria em seis pontos, segundo projeções da agência Kyodo.
No entanto, o mesmo relatório prevê que o índice de confiança cairá no final de ano devido a alta do iene e do fim dos incentivos do governo ao consumo, chegando a menos um.
Entre as grandes empresas não-manufatureiras o índice se situou em dois pontos, o que representa melhora de sete pontos se comparado ao trimestre anterior, quando marcou menos cinco.
Já as empresas do setor manufatureiro planejam aumentar os investimentos de capital em 2,4% durante o ano fiscal que termina em março de 2011.
Entre as pequenas e médias empresas o índice de confiança melhorou entre quatro e dez pontos em relação ao trimenstre anterior.
O relatório Tankan foi elaborado com dados de mais de 11 mil empresas entre 23 de agosto e 28 de setembro. Cerca de 80% das respostas foram coletadas antes da intervenção do BOJ no mercado de câmbio no dia 15 de setembro.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário