sexta-feira, 9 de maio de 2014

Recuperação econômica aumenta oferta de empregos no setor de alimentos e varejo

Um dos motivos é que a população ativa está diminuindo

Recuperação econômica aumenta oferta de empregos no setor de alimentos e varejoO aumento do imposto sobre o consumo não foi motivo para impedir o aquecimento na economia. As empresas adotam medidas urgentes para contratação, principalmente no setor de alimentos e varejo. A concorrência por funcionários em tempo parcial (part-time) e temporários (arubaito) aumentou, inclusive com elevação do valor pago e oportunidades para contratação efetiva. Isso representa uma mudança nesse setor que até então vinha sobrevivendo em meio à deflação, oferecendo baixos salários.

Um dos motivos é que a população ativa está diminuindo. Na província de Shimane, por exemplo os número de trabalhadores diminuiu em um quarto, comparado à época mais ativa.

“Com o envelhecimento e encolhimento da população há escassez de mão de obra. Acabou-se a era em que pessoas com potencial precisam trabalhar como part-time ou arubaito”, disse o presidente da First Retailing, Tadashi Yanai, ao anunciar que mudaria o contrato temporário dos seus 16 mil funcionários para efetivos. Acrescentou que esses funcionários terão direito a bônus, descanso remunerado e aumento de 20% na renda anual.

Com a escassez de candidatos, o valor pago para arubaito e part-time vem subindo. De acordo com os institutos de pesquisas sobre trabalho, a média é de ¥ 1 mil a hora, acima do valor registrado em dezembro. Algumas pesquisas indicam que a hora paga nas três grandes cidades bateu o recorde. A situação atual faz com que as empresas aumentem o valor das ofertas e melhorem as condições de trabalho.

Algumas empresas, como a rede de restaurantes Watami, permitirão que os funcionários “arubaito” se desloquem de carro ao trabalho e até estuda um subsídio para o estacionamento. Ao facilitar o acesso, a empresa espera reter funcionários e estimular novos candidatos.

A recuperação econômica – principalmente nas grandes empresas – se juntou às condições atuais do Japão, de redução no índice de natalidade e encolhimento da população.

A taxa de desemprego em fevereiro, de 3,6%, ¨está próximo do pleno emprego¨, segundo o diretor do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda. A Recruit Jobs fez uma avaliação nas três grandes cidades (área metropolitana de Tóquio, Tokai e Kansai) e constatou que a média da hora paga para arubaito e part-time era de ¥ 948 em março, com aumento pelo nono mês seguido.

A falta de candidatos não é só nas grandes cidades. Também há vagas sobrando nas regiões mais afastadas. Em Yamagata, um restaurante da rede Ringerhut inaugurado em março, sequer registrou candidatos para a vaga de arubaito. O diretor Tatsuo Kawauchi disse que queria agenciar funcionários efetivos.

A Zensho Holdings decidiu adotar ¨administrações regionalizadas¨ para sete restaurantes da rede de ¨gyudon¨ Sukiya. Em fevereiro, eles passaram a oferecer um prato de refogado de difícil preparo. Quando os funcionários insatisfeitos pediram as contas, a empresa se viu obrigada a interromper o atendimento durante a madrugada ou em determinados horários em 250 estabelecimentos.

O responsável pelo setor de Relações Públicas da Zensho disse que há necessidade de ouvir melhor o que dizem os funcionários e criar uma organização onde todos possam respirar.
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário