quarta-feira, 31 de julho de 2013

Japão precisa melhorar a economia para aumentar os salários dos trabalhadores

País ainda tem um grande desafio pela frente, diz análise.

Japão precisa melhorar a economia para aumentar os salários dos trabalhadoresA recuperação econômica está lentamente sendo refletido mensalmente nos salários, mas a melhoria visível para a grande parte da população ainda pode demorar muito tempo, afirmou o jornal Nikkei.

Os rendimentos obtidos pelas famílias japonesas, com uma pessoa empregada da casa cresceu 2% sobre os dados de junho, de acordo com levantamento do Ministério das Relações Interna. O pagamento de horas extras e bônus subiu 6,3%, contribuindo para o aumento da renda.

A economia nacional deverá crescer a um ritmo acelerado por um segundo trimestre consecutivo no período de abril a junho. O iene fraco e queima de estoque de alguns grupos de empresas ajudaram a desencadear os gastos dos consumidores, resultando em ganhos de produção. Mas para que a economia entrar em uma recuperação auto-sustentada, os salários precisam aumentar ainda mais e incentivar mais o consumo.

Em algumas localidades, os salários estão avançando em meio à escassez de mão de obra. "Encontrar os trabalhadores a tempo parcial para contratar jovens é cada vez mais difícil em cidades com montadoras instaladas", diz um alto executivo de uma empresa que opera salas de banquetes de casamento em regiões periféricas.

Consequentemente, os salários por hora estão mais atrativos para trabalhos de restauração e de outras posições.

Mas, geralmente, as empresas ainda continuam cautelosas sobre o aumento salarial, contratação de empregados e lucros. Já que grande parte da arrecadação vem de inúmeros trabalhadores contratados, e não postos de trabalho em tempo integral. Para os salários subirem realmente, as empresas terão que garantir ganhos mais sólidos em vários dos segmentos do mercado interno.
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário