segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fukui exige língua japonesa para estrangeiros alugarem imóvel público

A medida entrou em vigor em abril deste ano e, segundo a prefeitura, três famílias já foram aceitas
A cidade de Fukui na província de mesmo nome está exigindo que os estrangeiros que querem alugar um imóvel público consigam se comunicar em japonês com a vizinhança, informou o jornal Fukui. A decisão está valendo desde abril de 2010.
A cidade é a única em toda a província que tem como requisito o domínio do japonês para alugar um imóvel público.
Nobuo Kubo, chefe da seção de Política de Moradia do município disse que "o requisito passou a valer depois de ocorrido problemas entre residentes japoneses e estrangeiros, que não falam bem o japonês, fazem barulho e não separam o lixo corretamente."
Para se alugar um apartamento público na cidade o interessado deve viver com a família, ter renda menor que um valor específico levando em conta a composição da família e estar em dia com os impostos municipais.
Desde abril de 2010 entrou em vigor a "Linha Básica do Tratamento Administrativo para o Ingresso em Imóveis Públicos" e, de acordo com ela, os estrangeiros precisam ter visto permanente ou mais de três anos de registro no município e capacidade de se comunicar com os vizinhos.
A cidade possui 1.957 imóveis públicos e em 75 deles moram estrangeiros. Segundo a prefeitura, depois que as regras entraram em vigor, três famílias de estrangeiros já conseguiram alugar um apartamento municipal
Na cidade vivem 4.214 estrangeiros sendo 356 brasileiros.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário