quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Escola da comunidade católica encerra atividades

Dificuldades econômicas foram as causas, mas novos projetos em vista tentarão evitar a evasão escolar
A escola do ensino fundamental da Igreja Católica de Hamamatsu (Shizuoka) encerrou as atividades no último dia 17, deixando 21 jovens sem local para continuar seus estudos.
Há cerca de dois meses os pais dos alunos começaram a ser informados que a escola não teria prosseguimento devido às dificuldades econômicas.
Até o ano passado, quando funcionava como reforço escolar, a idéia inicial foi dar suporte às crianças cujos pais perderam emprego e evitar a evasão escolar. Até então, a Igreja Católica recebia apoio do governo e podia oferecer refeição e serviço de transporte. Mais de 100 crianças foram beneficiadas pelo projeto, totalmente grátis.
Mas ao se tornar escola com disciplina do MEC, a partir de 2010, o governo japonês deixou de apoiar porque a escola precisa obter o reconhecimento como miscellaneous school.
Para fazer frente aos oito professores das disciplinas escolares e as despesas de transporte, foi preciso cobrar mensalidade de 20 mil ienes por aluno. Se dois irmãos estivessem matriculados, a mensalidade caía para 30 mil. Mas há muitos casos de inadimplência. Dos 21 alunos que frequentavam a escola, 30% eram filhos de mães separadas e pai ausente, outros 30% o pai ou a mãe trabalham regularmente, e o restante, os pais vivem de arubaito (bicos).
Em resumo, as dificuldades financeiras continuam uma realidade para a maioria dessas crianças. “Nossa preocupação imediata é quanto aos meses seguintes, pois essas crianças não terão para onde ir estudar”, reconhece o coordenador Oswaldo Kawachi. “Mas já estamos estudando uma solução, que será uma parceria com uma universidade, para que essas crianças não fiquem sem estudar”, espera.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário