A previsão do Banco do Japão é que a queda continue em outubro e se recupere um pouco em novembro
A produção industrial japonesa registrou forte queda em setembro chegando a 1,9%, informou na sexta-feira (29) o ministério da Economia, Comércio e Indústria. Este foi o quarto mês consecutivo de queda. A previsão da agência Kyodo para o período era de 0,6%.
Em agosto, a produção nas fábricas em todo país havia caído 0,5% se comparado ao mês anterior. A queda em julho foi de 0,2% e, em junho, 1,1%.
A queda nas exportações vem reduzindo o ritmo de produção nas fábricas em todo o país.
O governo acredita que a tendência de baixa vai continuar em outubro, quando está previsto 3,6% de queda seguido de um aumento de 1,7% em novembro.
Mas se comparado a setembro de 2009, a produção cresceu 11,1%.
As indústrias que mais contribuíram para a queda foram de equipamentos de transporte e eletrônica.
O índice de entregas de pedidos industriais caiu 0,7% até 95 pontos por causa da redução da produção nas empresas do setor eletrônico e siderúrgico.
Já o índice de investimentos industriais cresceu 0,2% se comparado a agosto marcando 9,7 pontos a respeito da base 100 adotada em 2005.
Na quinta-feira (28), o Banco do Japão (BOJ) revisou para baixo a previsão de crescimento da economia para o ano fiscal de 2010, que vai até março de 2011. O índice caiu de 2,6% para 2,1%. Em 2011, a previsão de crescimento é de 1,9% e, para 2012 é de 2,1%.
Para o BOJ, a atividade econômica mostra sinais de recuperação moderada rumo a desaceleração devido a queda das exportações e da produção.
Para a segunda metade do ano fiscal de 2010, o BOJ prevê que a recuperação será lenta por causa do fim dos programas de estímulo ao consumo e da alta do iene.
Fonte: IPC Digital