quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Casa reúne estrangeiros em busca de ajuda

Depois do auxílio, alguns tornaram-se voluntários da Fukura no Ie, em Shiga
Uma casa de três cômodos, simples mas acolhedora, é onde estrangeiros de Shiga e Aichi aprendem a língua, a cultura e os costumes japoneses num clima de amizade e companheirismo. Criada há cinco anos pela professora aposentada Yuko Hayashi, a Fukura no Ie recebe seus visitantes de braços abertos a qualquer hora do dia para as mais diversas finalidades, que vão de ajuda para ler um documento em japonês até um bate-papo descontraído com os voluntários e participantes.
Em 2009, graças às aulas de japonês, dicas sobre entrevistas de emprego, auxílio no preenchimento de currículo, entre outros serviços prestados pelo grupo, mais de 50 estrangeiros conseguiram novos trabalhos. As atividades em prol da convivência multicultural foram reconhecidas pelo governo da província de Aichi, que, em novembro do mesmo ano, deu uma condecoração ao projeto. “Visando a um bom relacionamento entre estrangeiros e japoneses, desenvolvemos diversas atividades. O intercâmbio mútuo é algo importante e o reconhecimento dado não foi apenas a mim, mas a todos”, comenta a fundadora.
O nome da casa é uma homenagem à árvore que simboliza a cidade de Konan (Shiga), a fukura hida. Segundo Yuko, à medida que a árvore cresce, forma raízes profundas na terra e torna-se enorme. “Nesse sentido, nossa força é ainda pequena, mas nossa meta é que, com a união de várias pessoas, possamos nos tornar uma grande árvore”, explica.
Erika Ikeda, 35, voluntária peruana que colabora com a casa desde sua criação, dá aulas para adultos, reforço escolar para crianças e ajuda na manutenção do local. “Acho que num lugar com clima amistoso, as pessoas aprendem mais por se sentirem bem à vontade e descontraídas”, acredita. No entanto, ela revela que o número de alunos, principalmente brasileiros e latinos, vêm diminuindo. “Mas a casa estará sempre aberta para recebê-los de volta”, completa.
A brasileira Mari Sugihara, 36, tornou-se voluntária por acaso há dois anos. “Vim fazer uma consulta sobre como e onde poderia alugar um apartamento mais em conta. Gostei daqui. Fui convidada pela professora Hayashi para ser voluntária e aceitei”, lembra. “Muitas pessoas, por não saberem se comunicar, perdem oportunidades e têm dificuldades no dia a dia. Além de ajudar, também aprendo a cultura de outros países. Isso é gratificante”, relata a brasileira.
Para incentivar ainda mais o intercâmbio multicultural, são realizadas aulas de culinária internacional ministrada pelos próprios alunos. Reginaldo Takama, 31, frequenta a Fukura no Ie há cerca de um ano e a recomenda para quem acabou de chegar ao país ou está com alguma dificuldade. “Quando recebo algum aviso ou preciso preencher algum formulário em japonês, corro pra cá. Para quem não fala japonês, a 'casa' é essencial”, diz.
Foi o que fez a estudante do Camboja, Ong Sowannary, 24, que está há 9 meses no Japão e desde então participa das aulas oferecidas no local. “Aqui é muito prático e recebo muitas informações sobre o país, que procuro passar para os meus pais. Me sinto bem para aprender. Parece uma família”, constata a jovem. Yuko Hayashi se diz agradecida pelo ambiente amigável conquistado. “Todos vêm de boa vontade para ajudar e se divertir juntos. Aqui todos são bem-vindos”, convida.
A Fukura no Ie funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mas atende em qualquer horário desde que o interessado comunique previamente pelo telefone (058) 756-7390.
A inscrição anual para associar-se custa ¥ 2 mil. Endereço: Shiga-ken Konan-shi Kochino-cho Furuwatari 142-2. Email: fukura@feeel.ocn.ne.jp.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário