domingo, 26 de setembro de 2010

Urnas eletrônicas já estão no Japão

Os locais de votação estão espalhados em oito províncias
O primeiro turno das eleições para presidente da república, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais acontece no Brasil, domingo, dia 3 de outubro. As urnas eletrônicas já estão no Japão e foram distribuídas em oito províncias e nove locais diferentes.
Para os brasileiros que estão vivendo no exterior, a eleição é obrigatória e vale somente para presidente. No Japão, 11.835 brasileiros estão aptos para o voto. Quem se cadastrou e está com o título antigo pode receber o novo no dia da votação. Quem não se cadastrou deverá se justificar à justiça eleitoral.
Segundo do Gustavo Sachs, vice-cônsul em Tokyo, esta será a primeira vez que haverá locais de votação fora dos consulados. No entanto, é a terceira eleição em que serão usadas urnas eletrônicas. Em 2002 e 2006, os brasileiros no Japão já puderam experimentar o voto eletrônico. "É um esforço do governo brasileiro para que o direito de voto alcance a todos", lembra Sachs.
O horário de votação vai das oito da manhã às cinco da tarde, e o resultado de cada urna será enviado imediatamente à Brasília pela internet. Se houver um segundo turno, os eleitores devem voltar às urnas no dia 31 de outubro.
O eleitor deve chegar ao local de votação munido de título de eleitor e documento brasileiro com fotografia (identidade, passaporte ou carteira de motorista). Assinará uma folha de presença e será encaminhado à cabine onde está a urna de sua seção. Dentro da cabine haverá uma folha onde o eleitor poderá conferir o nome e o número do seu candidato. A urna eletrônica possui teclas com números de 0 a 9, além de três botões: "Branco", na cor branca; "Corrige", na cor laranja e "Confirma", na cor verde.
O eleitor deve digitar o número do candidato que quer votar. Ao fazê-lo aparecerá na tela a foto, o nome e o número do candidato, além do vice-candidato. Caso seja o candidato correto, o eleitor deve teclar "Confirmar". Caso seja o candidato errado, o eleitor deve teclar "Corrigir" e repetir a operação com o número correto. Para votar em branco o eleitor deve usar o botão branco. Se nenhum dos candidatos agradar o eleitor e ele deseja anular seu voto, deve teclar qualquer número e "Confirmar".
Os cadastrados ou não cadastrados para as eleições deverão se justificar à justiça eleitoral indo a sua seção eleitoral trinta dias depois de retornar ao Brasil ou dentro de 60 dias no consulado de sua jurisdição. O formulário de justificativa pode ser baixado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Se o brasileiro ficar três turnos sem votar ou justificar, terá sérios problemas junto à justiça eleitoral já que o voto ou a justificativa são obrigatórios.
Ainda segundo Gustavo Sachs, os brasileiros que não votarem e não se justificarem receberão, na renovação do passorte, uma advertência por escrito no documento. "Ninguém ficará sem o passaporte, mas a medida é uma nova norma que acabamos de receber", disse. Na hora de renovar o passaporte, o brasileiro deverá levar o comprovante de votação ou de justificativa que lhe será entregue.
As homepages dos consulados de Tokyo, Nagoya e Hamamatsu possuem todas as informações sobre as eleições. Consulte nelas, no próprio consulado ou na edição 991 do jornal International Press o local onde você deve votar. Outras dúvidas podem ser consultadas no site do TSE.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário