quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Governo antecipa fim do subsídio para compra de carros ecológicos

O motivo foi a falta de fundos para cumprir com a data quer era até 30 de setembro
O governo acabou com o subsídio para a compra de carros ecológicos na terça-feira (7), três semanas antes do planejado. O motivo foi a falta de fundos para cumprir com a data quer era até 30 de setembro.
O programa, que dava descontos para a compra de veículos de baixa emissão de gases, consumiu ¥583,7 bilhões e conseguiu manter o mercado do setor aquecido, evitando mais desemprego.
A medida entrou em vigor em abril de 2009 e fez tanto sucesso que foi prorrogada por mais seis meses. No entanto, o ministério da Economia, Indústria e Comércio avaliou que era inconveniente para as contas públicas estender mais o prazo.
O desconto para quem se desfazia de veículos com mais de 13 anos e comprava modelos de baixa emissão chegou a ¥250 mil por unidade. A medida aumentou a procura por veículos como o Toyota Prius, que bateu recorde de vendas no país.
O centro de estudos Mizuho Research Institute prevê que o fim do subsídio vai derrubar o volume de vendas ao consumidor em 30% do trimestre julho-setembro para o trimestre outubro-dezembro.
O governo deve manter o programa de redução de impostos para veículos ecológicos até 2012, apesar das montadoras já terem anunciado seus próprios programas de descontos para os consumidores.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário