A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu nesta terça-feira a perspectiva para a nota de crédito do Japão, citando um espaço reduzido para manobras na política fiscal e desapontamento sobre os planos de consolidação fiscal do novo governo.
"A mudança na perspectiva reflete nossa visão de que a menor flexibilidade de política econômica do Japão pode levar a uma redução [na classificação], a menos que sejam tomadas medidas para conter as pressões fiscais e de deflação", disse a S&P em comunicado.
"Além disso, as políticas do governo do Partido Democrático sugerem um ritmo de consolidação fiscal mais lento do que prevíamos anteriormente."
A S&P reduziu a perspectiva sobre a avaliação da dívida de longo prazo de estável para negativa --a nota, no entanto, foi mantida em "AA".
A dívida pública do Japão está se aproximando de 200% do PIB (Produto Interno Bruto), o maior patamar entre os países desenvolvidos.
A S&P disse que o fraco desempenho econômico do Japão e a falta de iniciativas políticas que poderiam estimular a atividade pode levar a uma redução na nota do país em um grau.