segunda-feira, 1 de junho de 2009

Governo japonês explica pacote de ajuda aos brasileiros

A ajuda de 300 mil ienes faz parte do pacote que se chama Kikoku Shien
O ministério das Relações Exteriores do Japão, convocou a imprensa no dia 19 para explicar a ajuda de ¥300 mil que o governo japonês vem concedendo para os estrangeiros em dificuldades voltarem ao seu país de origem.
Para o governo japonês, não se trata de discriminação nem foi essa a intenção.
Yasuhisa Kawamura, vice-secretário de Imprensa do ministério das Relações Exteriores do Japão, disse que a ajuda, chamada de Kikoku Shien, faz parte de um pacote que inclui várias medidas de apoio aos estrangeiros, criado por um comitê nomeado pelo primeiro-ministro, Taro Aso.
Atsushi Saito, chefe da Divisão de Planejamento para Residentes Estrangeiros do governo, disse que o principal tópico é a ajuda na área de educação, com bolsas de estudo e acesso à escola pública. Em relação as medidas de emprego, o plano sugeriu o envio de intérpretes aos Hello Work e cursos de qualificação. E para garantir o acesso à moradia, o governo vem otimizando a distribuição dos apartamentos públicos.
No entanto, foi a ajuda para o retorno ao país de origem que gerou mais polêmica na comunidade. A medida proibia por tempo indeterminado o retorno dos brasileiros beneficiados ao Japão com visto de trabalho ou moradia. Mas segundo o governo, houve falha na hora da explicação.
Hiroshi Fukuda, diretor-geral do Departamento de Assuntos Consulares, disse que uma das falhas foi ter anunciado a medida sem ter todos os detalhes em mãos. “Na pressa de ajudar, ainda não havíamos definido se os beneficiados poderiam voltar dentro de um ano, dois ou três anos”, disse Fukuda. Ele lamentou as críticas que o governo vem recebendo e acredita que “a imprensa se precipitou ao deduzir que os beneficiados com a ajuda de ¥300 mil, não poderiam mais voltar ao país. Mas também falhamos em não decidir logo”.
Fukuda explicou também que não haverá mudanças na Lei de Imigração. De acorco com ele, os vistos não serão anulados, mas se expirarem enquanto o beneficiado não voltar será necessário fazer tudo de novo.
“O prazo de três anos é apenas uma estimativa. Se a economia melhorar antes, a proibição de voltar acaba mais cedo. Mas se demorar mais, é provável que aconteça o mesmo com a reentrada dos beneficiados”, explicou Fukuda.
Segundo ele, quem conseguir um contrato com uma empresa pode fechar o compromisso e entrar com visto de trabalho. “Nosso objetivo é que os estrangeiros permaneçam no país. Para isso preparamos um orçamento para a educação dos filhos, aprendizado do idioma japonês ou moradia”, disse o diretor, lembrando que os Hello Work possuem informações sobre os benefícios.
De todas as lições da crise, Fukuda revelou que o problema do desemprego entre os estrangeiros serviu para abrir os olhos do governo. Segundo ele, é preciso rever o sistema de contratação dos estrangeiros e cuidar para que sejam integrados a sociedade local.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário