Além disso, 13% disseram que foram obrigados a tirar seus filhos das escolas
Uma pesquisa realizada pelo governo de Shizuoka mostrou que 22% dos estrangeiros residentes na província ficaram desempregados devido aos efeitos do coronavírus, informou o Shizuoka Shimbun nesta quarta-feira (22).
A pesquisa, realizada entre 5 e 30 de junho, coletou informações pela internet, redes sociais e também ouviu estrangeiros, incluindo brasileiros, que moram em apartamentos públicos administrados pela província.
De acordo com o levantamento, 22,1% disseram que perderam o emprego por causa da pandemia e que estavam procurando um novo trabalho. Quase metade dos estrangeiros respondeu que o emprego foi mantido, mas o salário diminuiu, e 16% relataram que o coronavírus não teve nenhuma influência em seus trabalhos.
Além disso, 13,1% dos estrangeiros disseram que foram obrigados a tirar seus filhos das escolas japonesas, internacionais ou brasileiras por não terem condições de arcar com os gastos educacionais e 3,4% estão pensando em fazer o mesmo.
O Departamento de Convivência Multicultural da Província de Shizuoka, que conduziu a pesquisa, disse que vai estudar uma forma de ajudar os estrangeiros afetados por intermédio de entidades que oferecem apoio.
Uma nova pesquisa deverá ser feita em setembro porque os casos de coronavírus no Japão voltaram a aumentar e isso pode afetar ainda mais o mercado de trabalho para os estrangeiros.
Fonte: Alternativa