quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Produção das fábricas aumenta no Japão, mas riscos ameaçam economia do país

"No futuro, as perspectivas são ruins", disse Marcel Thieliant, economista sênior da Capital Economics
Produção das fábricas no Japão

 A produção industrial do Japão se recuperou em setembro e registrou o crescimento mais rápido em quatro meses, oferecendo algum alívio aos fabricantes em meio à desaceleração da demanda global e à crescente pressão sobre as exportações do país diante da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

O aumento dos riscos negativos para a economia do Japão, incluindo os efeitos da alta do imposto sobre consumo, manterá o banco central sob pressão para facilitar novamente a sustentação do crescimento e cumprir sua meta de inflação de 2%.

A produção das fábricas aumentou 1,4% em setembro em relação ao mês anterior, mostraram dados do Ministério do Comércio nesta quinta-feira (31), superando as previsões medianas do mercado para um crescimento de 0,4% e superando um declínio de 1,2% no mês anterior.

No trimestre de julho a setembro, a produção das fábricas caiu 0,6%, depois de um ganho de 0,6% nos três meses anteriores.

Os fabricantes consultados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria esperam que a produção suba 0,6% em outubro e recue 1,2% em novembro, mostraram os dados.

"No futuro, as perspectivas são ruins", disse Marcel Thieliant, economista sênior da Capital Economics no Japão.

"Com os gastos do consumidor caindo após o aumento do imposto, a demanda doméstica não será suficiente. A previsão é de que a economia fique estagnada até o primeiro semestre do próximo ano.”

Na quarta-feira (30), os dados mostraram um grande salto nas vendas no varejo em setembro, antes do aumento do imposto de 8% para 10%, com os consumidores comprando itens caros, como carros e bens de consumo.

O Japão aumentou o imposto sobre consumo (shouhizei) no início de outubro, em uma medida considerada essencial para a economia, mas que pode levar o país à recessão, dizem alguns analistas.
Fonte: Alternativa com Reuters
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário