sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Japão quer aumentar a idade de aposentadoria para 70 anos

Esse é o primeiro passo do governo sob a gestão de Shinzo Abe para reformar o sistema de segurança social em 3 anos a fim de cobrir melhor todas as gerações
Aposentadoria no Japão

O governo japonês quer aumentar a idade da aposentadoria dos atuais 65 para 70 anos como parte de esforços em promover crescimento econômico no país que envelhece rapidamente, mostrou na quinta-feira (22) uma proposta de plano compilado por um painel do governo.

A proposta feita pelo comitê responsável por elaborar a estratégia de crescimento do governo também pede às grandes empresas revelarem a proporção de diferentes grupos etários entre os funcionários, uma medida que visa promover o emprego de trabalhadores de meia idade nas empresas, as quais tendem a recrutar jovens recém-graduados.

Os planos provavelmente serão decididos em uma reunião do conselho sobre Política Econômica e Fiscal na segunda-feira (26) e servir como base para um plano de ação que será criado no próximo verão.

Isso marca o primeiro passo dado pelo governo sob a gestão do primeiro-ministro Shinzo Abe para reformar o sistema de seguridade social em três anos a fim de cobrir melhor todas as gerações, embora ainda precise tomar providências com o mundo dos negócios antes da realização do plano.

No caminho de se preparar para apresentar os projetos sobre o aumento da idade de aposentadoria em 2020, o governo também vai considerar a promoção de diferentes estilos de trabalho, como jornadas mais curtas ou home office e facilitar a contratação de pessoas mais velhas ao fornecer subsídios e estabelecer conselhos especiais de municípios e firmas.

O governo planeja manter os 65 anos como idade mínima para começar a receber pensões públicas, embora vise dar às pessoas uma nova escolha de começar a recebê-las aos 70.
Fonte: Portal Mie com Mainichi
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário