segunda-feira, 28 de março de 2016

Curso de mecânica da Toyota para brasileiros vai acabar por falta de candidatos

A fabricante alega que os objetivos do curso não estão mais sendo atingidos 
Curso de mecânica da Toyota para brasileiros

Os brasileiros que estão interessados em fazer o Curso de Mecânica Automobilística oferecido pela Toyota em Kiyosu (Aichi) desde 1999 devem se preparar bem. A próxima turma que começará em outubro deste ano será a última. A Toyota informou na semana passada que decidiu acabar com o curso que formou até agora 307 técnicos em mecânica de autos.

O curso foi criado em 1999 quando o então embaixador Fernando Guimarães Reis sugeriu à Toyota Motor Corporation um programa de capacitação de jovens brasileiros. Na época, a comunidade brasileira era a terceira maior no Japão, atrás apenas de chineses e coreanos.

O curso nasceu então com o objetivo de formar técnicos e consultores qualificados para suprir a mão de obra das concessionárias da Toyota no Brasil. Ou seja, um dos requisitos era o aluno voltar para o Brasil para trabalhar nestas empresas.

Porém, este e outros requisitos não vêm sendo preenchidos, segundo Mariko Kobayashi, da Divisão de Cidadania Corporativa da Toyota e coordenadora do curso. Ela diz que o número de inscritos vem caindo drasticamente desde 2009, quando ocorreu a crise financeira mundial.

Um dos anos que teve menos inscritos foi 2013, com apenas 22 candidatos. O curso comporta 20 vagas e apenas 11 conseguiram passar no teste raciocínio lógico, no exame psicológico, no teste de português e na entrevista. “O número mínimo para o curso prosseguir é de dez pessoas”, diz o professor Valdemar Yamada.

No site da companhia consta que se o número de aprovados não atingir o limite de dez pessoas, o mesmo será cancelado.

Além disso, Kobayashi contou que fez um levantamento sobre o destino dos que se formaram nos anos de 2011 até 2014. “Posso dizer que mais da metade não voltou para o Brasil”, conta.

Em seu levantamento, Kobayashi também constatou a diminuição do tamanho da comunidade, passando dos cerca de 250 mil na década de 90 para cerca de 170 mil hoje.

Kobayashi citou ainda o fato de que muitos jovens chegam falando bem japonês e não dominando o idioma português, o que também lhes dificultaria a vida no Brasil.

Kobayashi garante que a decisão de encerrar o curso foi tomada com muito cuidado. Mas adiantou que a empresa pensa em criar outro programa que possa beneficiar não apenas brasileiros, mas também estrangeiros de outras comunidades no Japão. “Ainda não temos uma ideia do que poderia ser, mas estamos pensando em algo mais global”, diz.

A 18ª e última turma a ser formada para o Curso de Mecânica da Toyota estudará entre outubro de 2016 até setembro de 2017. Os interessados devem se inscrever até 10 de junho. Os exames seletivos serão realizados em 25 e 26 de junho.

Para se inscrever é preciso preencher alguns requisitos: ser residente no Japão, ter ensino fundamental ou chuugakkou completo. Os candidatos devem ter entre 16 e 29 anos de idade (nascidos entre 1 de outubro de 1987 e 30 de setembro de 2000). Devem também ter intenção de retornar ao Brasil após a conclusão do curso.

Mais informações:
www.toyota-tcn.ac.jp/brasil/
Fonte: Alternativa

Curso de mecânica da Toyota 2016

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário