sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Desemprego no Japão cresce em setembro e chega a 3,6%

desemprego no japaoO índice de desemprego no Japão aumentou para 3,6% em setembro, ante 3,5% no mês anterior, mostram dados do governo divulgados nesta sexta-feira. A taxa vinha recuando, mas voltou a crescer depois de três anos e quatro meses.

O índice médio entre oferta e procura situou-se em 1,09 ponto em setembro, ou seja, havia 109 ofertas por cada 100 candidatos. Mas se for considerar a disponibilidade de emprego por região, o cenário é outro. Tóquio registrou a maior média, de 1,61 vaga por candidato, seguido de Aichi (1,48) e Fukui (1,45). A oferta foi menor em Saitama (0,75), Kagoshima (0,76) e Aomori (0,79).

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-estar Social, o número de desempregados situou-se em 2,30 milhões, uma redução de 250 mil em relação ao mês anterior, enquanto o total de pessoas empregadas aumentou 480 mil, para 64 milhões em setembro. Por setor, os setores que mais empregaram foram saúde (16,4%), serviços (13%) e comércio varejista (10,4%).

Também nesta sexta-feira foi divulgado o índice de preços ao consumidor, que subiu 3,0% pelo décimo sexto mês seguido. Segundo o governo, o aumento reflete o impacto do combustível que o país precisou importar para cobrir a energia nuclear. Ela deixou de ser produzida no Japão devido à paralisação de todos os reatores nucleares.
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário