quinta-feira, 24 de julho de 2014

Japão subsidiará veículos a hidrogênio

Como os carros emitem apenas água e calor, eles têm sido vistos como uma alternativa amigável ao ambiente

toyota fcvO Japão está preparando subsídios para ajudar a Toyota e fornecedoras importantes a assumir a liderança no mercado de veículos com células de combustível movidos a hidrogênio, que pode ultrapassar 400 milhões de dólares nos próximos anos se as previsões mais otimistas para a tecnologia se concretizarem.

Os planejados incentivos do primeiro ministro Shinzo Abe, de ao menos 20 mil dólares por veículo, seriam o maior apoio estatal para veículos movidos a hidrogênio até agora, elevando apostas numa tecnologia ainda sem provas de ser comercialmente viável e com raízes na corrida espacial, que a Toyota e outras veem como prováveis nas próximas décadas.

O programa financiado pelos contribuintes reduziria o custo do carro da Toyota movido a hidrogênio, que ainda será lançado, para cerca de 50 mil dólares no Japão, perto do custo de um pequeno sedan de luxo como o BMW série 3.

Abe anunciou o esboço do plano na semana passada e os detalhes ainda estão sendo finalizados.

A economia pode ser suficiente para tornar o veículo da Toyota acessível para motoristas de táxi e outras companhias com frotas de veículos dentro de uma certa distância dos 100 postos de abastecimento com hidrogênio que o Japão espera construir até março de 2015.

"Ainda é difícil tornar estes carros populares entre consumidores normais, mas o subsídio tem certos efeitos em companhias interessadas em se promover como verdes", disse Tomohide Kazama, consultor sênior do Nomura Research Institute.

Veículos com células de combustível, que rodam com a eletricidade geradas pelas células que combinam hidrogênio e oxigênio, têm estado em testes desde a década de 1960, quando a tecnologia também estava sendo desenvolvida pela Nasa.

Como os veículos emitem apenas água e calor, eles têm sido vistos como uma alternativa amigável ao ambiente ante carros movidos a motores de combustão.

A Toyota apresentou no mês passado o design externo de seu sedã movido a célula de hidrogênio. O modelo FCV, que foi apresentado pela primeira vez como carro conceito no Salão do Automóvel de Tóquio 2013, será lançado no Japão no primeiro semestre de 2015. Além disso, a montadora também já está com os preparativos em andamento para a fase de lançamento nos mercados norte-americano e europeu.

No Japão, o sedã será vendido ao preço de aproximadamente 7 milhões de ienes. Inicialmente, as vendas serão limitadas apenas para as regiões onde a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio está sendo desenvolvida.

Os preços para os mercados dos EUA e Europa ainda não foram definidos. No futuro próximo, além do preço, a Toyota irá divulgar também informações mais detalhadas, tais como especificações e metas de vendas.
Fonte: Alternativa com Reuters

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