quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Recadastramento biométrico para as próximas eleições não atinge eleitores brasileiros no Japão

Mas quem renova o passaporte é orientado a fazer a transferência do título eleitoral

recadastramento biométricoNos últimos seis anos gradativamente os eleitores brasileiros em todos os estados da federação estão sendo recadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. O recadastramento biométrico serve para identificar os eleitores por meio das impressões digitais. Uma nova tecnologia para prevenir fraudes e agilizar o processo de votação no Brasil.

Quem vive no exterior, como os brasileiros no Japão, vota apenas nas eleições presidenciais, que serão realizadas ano que vêm. Mas por aqui, por enquanto, não existe data prevista para a revisão eleitoral com a coleta de dados biométricos.

¨Este processo, segundo nossas informações, está restrito a alguns municípios no Brasil, para um cidadão que mora no Japão vai acontecer o seguinte: vai perder, vai ter que registrar no consulado, não haveria título neste momento, não para as próximas eleições,¨ afirmou a vice-cônsul, Gabriela Resende para a IPCTV.

Na eleição presidencial do ano que vêm brasileiros no Japão deverão votar em alguma das três seções eleitorais, junto aos consulados de Nagoya, Hamamatsu ou Tokyo. A estimativa é de um número bem maior de eleitores cadastrados.

Acontece que ao requisitar o passaporte os cidadãos estão sendo intimados a regularizar a situação eleitoral. Em breve quem não tiver o título de eleitor em mãos não vai conseguir renovar o documento de viagem.

¨Essa vinculação da renovação do passaporte com o título gerou esse boom de eleitores no exterior,¨ disse Gabriela Resende.

A regularização eleitoral, ou o cadastramento para quem vai ter o título pela primeira vez, deve ser feito até 150 dias antes das eleições.

O voto é facultativo apenas a jovens entre 16 a 18 anos, pessoas com mais de 70 anos ou analfabetos. Todos os demais devem estar com a situação eleitoral em dia até 31 de março do ano que vêm, para que possam votar para Presidente em novembro.
Fonte:IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário