sábado, 8 de janeiro de 2011

Núcleo de apoio a trabalhadores brasileiros que voltam do exterior é inaugurado em São Paulo

Entre os objetivos está o de orientar o trabalhador quanto à reinserção no mercado de trabalho
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, inaugura na próxima segunda-feira (10), no bairro da Liberdade, em São Paulo, o Núcleo de Informação e Apoio aos Trabalhadores Brasileiros Retornados do Exterior. Além de conhecer o perfil do trabalhador que regressa do exterior - principalmente do Japão -, o Núcleo terá como objetivo prestar orientação quanto ao acesso a serviços públicos e auxiliar na reinserção ao mercado de trabalho. A expectativa é de que sejam atendidos cerca de 200 trabalhadores por mês.
Os maiores fluxos de retorno de brasileiros do exterior são oriundos do Japão e dos Estados Unidos, países que tiveram forte impacto da crise financeira, iniciada em 2008, segundo estudos do Conselho Nacional de Imigração (CNIg). No caso do Japão, informações de autoridades japonesas apontaram para um retorno de cerca de 80 mil brasileiros entre outubro de 2008 e abril de 2010, representando mais de 20% dos 317 mil brasileiros registrados no Japão em dezembro de 2007.
"Muitos desses brasileiros residiram durante anos no exterior e, em vários casos, apresentam dificuldades em se reintegrar ao mercado de trabalho brasileiro. Estes trabalhadores têm conhecimentos e qualificações adquiridas no exterior, mas, por falta de orientação, desperdiçam importantes oportunidades", avalia o Coordenador Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Paulo Sérgio de Almeida.
Segundo Almeida, muitas vezes o brasileiro retornado que não consegue se readaptar ao mercado de trabalho tenta migrar novamente ao exterior, engrossando o fluxo emigratório brasileiro. "Neste sentido, a criação de pontos de apoio aos brasileiros retornados revela-se medida de enorme alcance social, particularmente em relação àqueles que necessitam de informação, orientação e apoio para sua reinserção no mercado de trabalho brasileiro", destacou.

Núcleo - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiu implementar, por recomendação do CNIg, um ponto de recepção e apoio a brasileiros regressados do exterior - especialmente do Japão - na cidade de São Paulo. O bairro da Liberdade foi escolhido justamente por concentrar a maior parcela da comunidade oriunda daquele país.
Para Almeida, o Núcleo de Informação e Apoio a Trabalhadores Brasileiros Retornados do Exterior significa o reconhecimento de uma nova tendência migratória dos fluxos internacionais do Brasil: o aumento no retorno de brasileiros que viviam no exterior e que decidiram voltar para 'casa'.
O coordenador explica que tal movimento tem ocorrido por vários fatores, entre eles a crise que assola as principais economias desenvolvidas, gerando desemprego e redução de salários para muitos brasileiros emigrantes. "Além disso, outros fatores também têm sido considerados, como o endurecimento das políticas em relação aos imigrantes nos EUA e nos países europeus, gerando uma onda de discriminação e xenofobia; e especialmente o crescimento da economia brasileira, com uma sensível melhora no mercado de trabalho, aliada à melhora da imagem do Brasil no exterior".

Serviço:
Inauguração do Núcleo de Informação e Apoio a Trabalhadores Brasileiros Retornados do Exterior
Dia: 10 de janeiro
Hora: 9h30
Local: Rua São Joaquim, nº 381, 1º subsolo
Bairro da Liberdade - São Paulo/SP
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

2 comentários:

  1. olá bom dia,estava analisando esse"nucleo de apoio a trabalhadores brasileiros"achei super interessante!me chamo ilzo iuquio okazaki e,recem chegado ao brasil depois de 10 longos anos no japão,com exatos 7 meses no brasil,ate agora não obtive sucesso e nem muitas informações,segue aqui uma pergunta?como fica minha aposentadoria e esses 10 anos que passei no japão?sendo que não tive a oportunidade de trabalhar em alguma empresa que tivesse o shakai hokken,como funciona?o que eu posso fazer pra adquirir essas informações ,sendo que aqui no brasil,mesmo indo ao inss ,eles alegam que eu perco esses dez anos!como pode ser assim?

    ResponderExcluir
  2. Iu Boa tarde
    Seja bem vindo de volta, realmente aqui no Braisl é meio complicado esta readaptção, e você sabe como, porem essas informações osbr eo centro eu preciso ir lá para me inteirar mais para informar ao pessoal que isso e de interesse de todo mundo, ai assim que tiver uma informação adicional a esta eu posto aqui para voce se informar ok? De antemão, lhe agradeço muito.
    Att: Cori
    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário