quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Abertas inscrições para curso de japonês para helper

Para participar do curso em Hamamatsu será preciso fazer um teste seletivo no sábado (7)
Para as pessoas interessadas em se profissionalizar em kaigo (assistência aos idosos) mais conhecido como helper, o primeiro caminho é aprender os termos específicos da área.
O Centro de Apoio ao Estudo para Estrangeiros (divisão da HICE – Fundação para Comunicação e Intercâmbio Internacional de Hamamatsu) está organizando a terceira edição do Curso de Língua Japonesa Voltado para a Assitência aos Idosos.
As inscrições estão abertas e o período do curso será de 1 a 25 de setembro, no horário das 13h30 às 16h30, num total de 16 aulas.
Para participar do curso será preciso fazer um teste seletivo no sábado (7). São 30 vagas abertas.
Vale lembrar que o curso não oferece certificado na profissão de kaigo. Para se especializar nessa área, será preciso se matricular em um curso correspondente.
O objetivo do curso é aprimorar a conversação no exercício da função de kaigo, pois existem palavras técnicas e também as polidas. As aulas serão ministradas pela professora Rieko Nakamura, experiente no ensino aos estrangeiros. Ela também lecionou japonês para os brasileiros da Yamaha de Hamamatsu e nas edições anteriores deste curso para kaigo.
O brasileiro Tsuneo Tamashiro foi um dos formandos no curso. Ele decidiu aprender uma nova profissão longe das linhas de produção, devido à crise econômica que o deixou desempregado.
“Geralmente o idioma japonês praticado pelos dekasseguis é aquele aprendido no dia-a-dia nas fábricas, que é muito diferente da conversação polida”, lembra Tamashiro. “Por exemplo, entre amigos dizemos doozo tabetekudasai (coma, por favor!) mas no trabalho de kaigo devemos dizer doozo meishi agate kudasai”.
“Nesses anos todos acostumamos a trabalhar com máquinas e ferramentas nas fábricas. Mas como helper, teremos de lidar com idosos, com seres humanos. Os sentimentos devem ser levados em consideração”, reconhece.
Durante o curso, Tamashiro havia garantido uma colocação em uma instituição em Hamamatsu. “O serviço de kaigo abre muitas vagas para homens também, pois muitos paraplégicos ou idosos em cadeira-de-rodas necessitam ser levantados e nessa hora mulher não dá conta”, lembra.

Curso de língua japonesa voltado para assistência aos idosos (KAIGO)
Inscrições abertas: Centro de Apoio ao Estudo para Estrangeiros – telefone (053) 592-1117
Teste seletivo: 7 de agosto (sábado) 10h00 no Centro Multicultural de Hamamatsu – Sunayama-cho 324-8 Dai-Ichi Ito 9F
Período do curso: 1 de setembro (quarta) a 25 de setembro(sábado) de 2010, das 13:30 às 16:30 (total de 16 aulas)
Local: Maisaka Bunka Center (Perto da estação JR de Bentenjima) e Fukushi Kouryu Center (Perto da estação de Hamamatsu)
Taxa: 1.000 ienes para material e seguro incluso
Requisitos: pessoas que almejam trabalhar na área de cuidados aos idosos (Kaigo)
Vagas: 30 pessoas
Conteúdo: comunicação em nihongo e termos usados na área de kaigo (não haverá certificação como home helper)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário