sexta-feira, 30 de julho de 2010

Seminário em Tokyo abre comemorações dos 20 Anos dos Brasileiros no Japão

Cerca de 400 pessoas compareceram à Universidade das Nações Unidas vindas de várias partes do Japão
Dois ministros de estado, o embaixador do Brasil e autoridades japonesas e brasileiras abriram na manhã de sexta-feira (30) no auditório da Universidade das Nações Unidas, em Shibuya, Tokyo, o seminário "20 Anos dos Brasileiros no Japão". Cerca de 400 pessoas participaram do evento.
O embaixador do Brasil, Luiz Augusto de Castro Neves, lembrou os laços de amizade entre os dois países e o esforço dos brasileiros no país. O secretário de Estado da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social do Japão, Ritsu Hosokawa, parabenizou o Brasil e o Japão pelo Acordo da Previdência, salientando que este é o primeiro acordo do Japão como um país da América Latina e com um dos países membros do BRIC (Brasil-Rússia-Índia-China). O secretário de Estado e Negócios Estrangeiros, Osamu Fujimura, lamentou a perda do trabalho por um grande número de brasileiros e incentivou aos que ficaram a aprender a língua japonesa e adquirirem qualificação para o trabalho.
Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, disse que os trabalhadores não podem ser os únicos a pagar pela crise e falou sobre as expectativas em torno da inauguração no sábado (31), em Hamamatsu, Shizuoka, do Escritório Experimental da Casa do Trabalhador. O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, salientou os benefícios que o Acordo da Previdência está trazendo para milhares de trabalhadores e expôs alguns pontos da política previdenciária no Brasil, que favorece os mais humildes reconhecendo seus direitos.
O Subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do ministério das Relações Exteriores, Eduardo Gradilone, esclareceu as últimas iniciativas do governo envolvendo os brasileiros vivendo fora do país e chamou entidades, NPOs e empresas para receber um diploma de reconhecimento do governo brasileiro pelos trabalhados prestados à comunidade. Dentre os agraciados estavam o Cria-tivos, a NPO Sabja, a Mitsui e a IPC World.
O seminário prosseguiu com o professor da Universidade Musashi, Angelo Ishi, que abordou o tema “Reflexão sobre os 20 anos da Emigração Brasileira no Japão”. Ishi lembrou acontecimentos desses 20 anos do movimento dekassegui e falou sobre os conceitos de identidade nikkei, integração e convivência multicultural de forma bastante didática. Alunos do Colégio Brasil de Nagoya, que viajaram horas para participar do evento, ouviram com atenção e aplaudiram o professor.
Depois foi a vez do ex-prefeito de Hamamatsu e professor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tokyo, Yasuyuki Kitawaki, falar da “Reflexão sobre os 20 anos da Emigração Brasileira no Japão”, do ponto de vista dos japoneses. A professora da Universidade de Kinki, Lilian Hatano, abordou a “Educação das Crianças Brasileiras no Japão” e o professor da Universidade Meiji, Keizo Yamazaki, falou sobre as “Políticas Migratórias Japonesas para a Integração”.
Sábado (31) em Hamamatsu, Shizuoka, será inaugurada a Casa Experimental do Trabalhador. A casa fica no Sumitomo Seimei Hamamatsu Motoshiro-cho Building 5F 115-1, Motoshiro-cho, Naka-ku. O local funcionará das 8h30 às 17h em dias úteis e das 9h às 15h aos sábados. Os trabalhadores terão salas individualizadas para atendimento personalizado. Mais informações acesse aqui.
Domingo (01), o IPC Digital transmite ao vivo, direto do Port Messse, em Nagoya, Aichi, a festa dos 20 anos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário