segunda-feira, 17 de maio de 2010

Programa auxilia estrangeiros a alugar imóvel

Site e guia impresso gratuitos explicam regras para locação
Estrangeiros, idosos, deficientes e famílias com crianças podem encontrar problemas na hora de alugar imóveis no Japão.
Pensando nesse público, órgãos públicos regionais, NPOs e empresários do setor de imóveis lançaram o programa Anshin, que auxilia gratuitamente o interessado a buscar moradia pela internet com o apoio de imobiliárias dispostas a adotar regras mais flexíveis.
Na página www.anshin-chintai.jp, estão disponíveis informações sobre imóveis cujos proprietários aceitam estrangeiros e agências imobiliárias que atendem a esse público. Apesar de haver uma página explicativa em português, os responsáveis recomendam pedir ajuda a alguém que fale japonês.
Em Gifu, Centro Multicultural de Kani Frevia oferece orientação gratuita e um guia impresso gratuito para busca de imóveis, disponível com a intérprete Regina Nakamura. Podem conferir também a lista com as imobiliárias da região conveniadas ao programa. Após escolher o apartamento, os intérpretes do centro ajudam no momento da assinatura
do contrato, e o interessado paga apenas os gastos com transporte.
As imobiliárias conveniadas ao programa Anshin têm o selo da campanha colada nas vitrines.
Regina conta que foi instruída pelo governo da província a orientar sobre os costumes e tradições da moradia japonesa aos brasileiros. “Como até agora a maioria só morou em alojamento de empreiteiras, convivendo com outros brasileiros, é comum desconhecer algumas regras do cotidiano dos japoneses, como visitar todos os vizinhos logo após a mudança para se identificar”, explica.
Estrangeiros que comparecerem ao Frevia para consulta receberão o manual carimbado, que deverá ser levado até a imobiliária conveniada. O serviço de auxílio vai desde a locação
até a entrada no imóvel.
Além de como proceder na busca por imóveis, o guia impresso dá algumas dicas importantes para quem quer alugar moradia. Por exemplo, vestir-se adequadamente ao visitar a imobiliária para causar boa impressão nos funcionários, conferir a situação do imóvel em companhia de um representante da agência ao receber a chave e preparar uma lista de checagem, indicando onde há defeitos com fotos em anexo. Isso evita problemas no futuro.
O guia alerta também para a necessidade de respeitar as regras do lixo para separar e jogar corretamente, que mudam de acordo com a região. Outra recomendação é para não adicionar moradores que não estejam mencionados no contrato sem autorização do proprietário ou fazer sublocação.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário