segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hortaliças se transformam no ganha-pão de família

Comunidade em Gifu tem oferta de verduras brasileiras
Hoje em dia, encontrar ingredientes da culinária brasileira é fácil em regiões com grande concentração de brasileiros.
Mas, graças ao trabalho de Aparecida Katsuko Miyakawa, 59, de Kani (Gifu) os brasileiros da província levam vantagem quando o assunto é verduras e legumes.
Há seis anos, Cida, como é chamada, transformou seu hobby, que começou no jardim de uma fábrica de amortecedores, na principal fonte de renda da família durante a crise. O que sobrava, ela doava para famílias em dificuldades.
Hoje, as “verduras da Dona Cida” conquistaram até o paladar dos japoneses que frequentam o ponto de venda aos fins de semana, no Centro Multicultural de Kani Frevia.
No início, Cida contou com a aprovação do encarregado de seção da fábrica de amortecedores KYB para produzir as hortaliças no jardim. Passou, então, a vender a baixo
custo para conhecidos. A confiança e amizade fizeram com que o superior emprestasse a própria casa para a brasileira, quando ele se mudou.
“Ele construiu uma nova casa e não tinha ninguém para cuidar da antiga, que tinha um terreno anexo”, lembra Cida, que continuou a plantar na nova moradia.
Em 2009, demitiu-se da fábrica para fazer curso de helper. Mas sem perspectivas de achar trabalho, passou a dedicar-se exclusivamente à agricultura. Teve ajuda extra do ex-patrão, que doou mais dois terrenos em Sakahogi e Mitake (ambas em Gifu).
Agradecida pelo apoio recebido da Associação Frevia, Cida cozinha pratos brasileiros com as hortaliças e oferece aos visitantes e funcionários. Luisa Koike, 60, conheceu a brasileira nas aulas de japonês da associação há dois anos e desde então se tornou freguesa.
A filha Karina, que se mudou para Kani, conta que, se depender da qualidade dos legumes, também vai comprar. “Para mim, estão aprovadas”, afirma Karina, que só não saiu mais satisfeita por não ter chegado a tempo de comprar couve.
Os japoneses também estão aderindo aos legumes e verduras de Cida. “Faço receitas nos eventos. Eles gostam e depois fazem encomendas. Toda semana levam”, comenta.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário