sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Casa do Trabalhador em Hamamatsu aguarda definições para começar funcionamento

A Casa do Trabalhador em Hamamatsu aguarda definições de Brasília para começar a funcionar. Ainda estão sendo definidos quais serviços serão oferecidos e como o local será gerenciado. Após essas decisões, o governo do Brasil irá publicar um edital para que entidades interessadas possam se candidatar para administrar a instituição.
A princípio, a idéia inicial do governo brasileiro era desenvolver um projeto que atendesse especificamente problemas trabalhistas, mas essa proposta foi questionada pelo consulado-geral do Brasil em Hamamatsu e entidades da comunidade.
Um funcionário não identificado do Ministério das Relações Exteriores acredita que as atividades da Casa do Trabalhador ainda não se iniciaram devido a problemas como a crise econômica. Ele também afirma que ainda não há previsão de abertura, já que ainda existem questões jurídicas e orçamentárias pendentes.
Paulo Sergio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração e coordenador geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, acredita que a Casa do Trabalhador será um local onde os brasileiros poderão buscar orientações a respeito de direitos trabalhistas, legislação japonesa, e buscaria ajuda caso seus direitos não fossem respeitados. Informações sobre o mercado de trabalho no Brasil também seriam fornecidas.
A Casa do Trabalhador será o primeiro projeto do tipo realizado pelo governo brasileiro em outro país. O Japão foi escolhido por ser um dos países de onde o Ministério do Trabalho mais recebe consultas sobre problemas trabalhistas, e a cidade de Hamamatsu foi selecionada devido ao grande número de brasileiros que residem no local.
Fonte: ABD - associação brasileira de dekasseguis
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário